InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Representação dos Meses

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Koori
King of Gondor
King of Gondor
avatar

Mensagens : 49
Pontos : 2399
Award : 3
Data de inscrição : 18/09/2011
Idade : 27
Localização : From Hell

MensagemAssunto: Representação dos Meses   Seg Set 19, 2011 11:32 pm

Janeiro - Ano Novo

O Ano Novo para os japoneses é uma data muito festiva. Os portões frontais das casas são decorados com enfeites de pinheiro (Matsukazari); pratos especiais (Osechi) são preparados para a data, e as crianças recebem dinheiro dos pais e parentes (Otoshidama) como presente de Ano Novo.
Uma decoração especial de Ano Novo é o Kagamimochi, enfeite confeccionado de bolinhos de arroz arredondados (Mochi) colocados um sobre outro, que são enfeitados com produtos provenientes dos mares e das montanhas.

Fevereiro - “Mame Maki” • “Setsubun”

A cerimônia “Mame Maki”ou Setsubun”nasceu de uma crença antiga de que as doenças epidêmicas e os desastres naturais eram obras demoníacas.
Com o intuito de afastar o mau agouro e atrair a boa sorte para as suas casas, os japoneses jogam grãos de soja e gritam:”Demônios para fora, boa fortuna para dentro!”.
A sabedoria popular diz que ao se comer um grão de soja a mais do que a sua idade, você será abençoado durante todo o ano.

Março – “Hina Matsuri”

O “Hina Matsuri” ou o Festival das Meninas é celebrado no dia 3 de março e tem como objetivo desejar que todas as meninas cresçam saudáveis e felizes.
Os japoneses decoram as suas casas com as bonecas e enfeitam o ambiente com flores de pêssegos, doces e bolos.
Algumas bonecas “Hina” seculares e muito preciosas são passadas de geração em geração em forma de herança familiar.

Abril - “Hanami” • Início do Ano Letivo

O “Hanami” é o costume de apreciar as cerejeiras em flor na primavera, juntamente, com os familiares e amigos, fazendo piqueniques debaixo das árvores e observando a bela florada.
Originalmente, nessa época do ano, os agricultores se reuniam para orar pelo início do plantio.
O mês de abril, no Japão, também marca o início do ano letivo.

Maio - Festival dos Meninos • ”Tango no Sekku”

Este evento é realizado para desejar sucesso e saúde para todos os meninos e é celebrado no dia 5 de maio. Assim como o “Hina Matsuri” do dia 3 de março, ele também é muito apreciado pelas crianças. A grande carpa voadora (Koinobori),feito de papel ou tecido, são colocados no telhado ou defronte às casas onde moram meninos.
As crianças de divertem neste dia deliciando-se com bolinhos de arroz enrolados em folhas de bambú (Chimaki).

Junho - ”Tsuyu” (Estação das Chuvas)

A estação das chuvas começa no início do mês de junho e continua até o início de julho.
As crianças ficam tristes nessa época por não poderem brincar fora de casa, mas a bela florada de hortências e o coaxar das rãs elevam o astral do coração das pessoas.

Julho – “Tanabata” (Festival das Estrelas)

Diz a lenda que apenas uma vez por ano, no dia 7 de julho, a princesa transformada na estrela Vega e o pastor, na estrela Altair, se encontram na Via Láctea.
Os japoneses escrevem seus desejos em cartões de papel (Tanzaku) e os penduram entre as folhas de bambú, orando para as estrelas. Eles acreditam que ao orar fervorosamente todos os pedidos serão atendidos.

Agosto – Frescor no Verão

Sendo o verão um mês de extremo calor, os japoneses desenvolveram técnicas para sentir frescor mesmo naqueles dias mais quentes do ano.
Eles se sentam em banquetas próximas a biombos de junco, enquanto apreciam o tilintar delicado dos sinos-dos-ventos que transmitem a sensação de frescor, deliciando-se com suculentas melancias geladas.
Acreditam que dessa forma o calor desaparece rapidamente.

Setembro – “Tsukimi”(O Apreciar da Lua)

No mês de setembro os japoneses gostam de apreciar a lua, período em que ela se torna ainda mais bela e brilhante. A fim de demonstrar a gratidão para com a natureza e pedir uma boa colheita, os japoneses fazem oferendas com o primeiro maço de arroz colhido no período, bolinhos (Dango) e flores de eulália sob a luz do luar.
Assim como o brasileiro vê o São Jorge lutando contra o dragão na lua, o povo japonês vê uma lebre fazendo bolinhos de arroz.

Outubro – Tempo de Colheita e Festivais

Durante esta estação, é possível observar a secagem do arroz nas regiões agrárias japonesas, e também ver nos campos os espantalhos feitos de bambú e palha protegendo as plantações dos corvos e dos macacos.
Nesse período os japoneses realizam festividades para agradecer a colheita do ano.

Novembro – “Kooyoo”

(Outono das folhas coloridas)
O outono é a estação em que as folhas das árvores ganham a coloração amarela e vermelha. É como se as árvores estivessem vestindo belos e chamativos vestidos coloridos.
Sendo o Japão um arquipélago estreito e comprido, as folhas das árvores começam a se transformar gradativamente, começando pela região norte do país até a região sul.

Dezembro – Monte Fuji

Em dezembro, o topo do Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão, já está coberta com a neve. Esta vista é tão magnífica que tem sido o objeto de inúmeras pinturas e poemas desde os tempos mais remotos até os dias de hoje.
Dezembro também é um período muito atribulado para todas as pessoas, pois é a época de fazer a “grande limpeza”nas suas casas a fim de esperar o Ano Novo.
Nos quintais, podem-se ver também, as fogueiras feitas com as folhas secas do inverno.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/profile.php?id=100001898524033
 
Representação dos Meses
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» P-47 D "B5" FAB - Academy - 1/48 - FINALIZADO
» [Máscaras] Tópico da Representação II
» CARDAN - representações automóveis SA
» Aula 1 - Proteus

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Mundo Nippon :: Cultura Japonesa-
Ir para: